sexta-feira, 9 de outubro de 2009

10 DE OUTUBRO: São Daniel e Companheiros (Leão, Ângelo, Nicolau, Samuel, Hugolino e Donino)


No dia 16 de janeiro de 1220, portanto ainda durante a vida de São Francisco, São Bernardo e seus companheiros foram martirizados na cidade de Marrakesh, Marrocos (a Igreja os canonizou em 1481).
Apesar de estar ciente de que isto havia ocorrido, Frei Daniel e sete companheiros partiram, por sua vez, no outono de 1227 para a mesma cidade. Chegando lá, começaram a pregar a fé em Jesus Cristo, alegando que quem aderir à fé islâmica é excluído da salvação. Também acusaram Maomé de ser um falso profeta.
Este modo de falar desagradou e irritou os muçulmanos que – apesar de não entenderem nem o latim nem o italiano -, compreenderam que se falava de Maomé e captaram bem o tom da pregação.
No domingo, dia 10 de outubro, os frades foram presos, mas não demonstraram nenhum remorso, mas confirmaram tudo que tinha dito anteriormente. Prorromperam em louvores e cânticos do Senhor, e escreveram uma carta aos cristãos de Ceuta. Daniel dá-lhes a bênção e convida-os a regozijarem-se no Senhor, com quem no céu em breve se encontrarão.
Daniel e seus companheiros foram condenados à morte e executados. Degolados, seus corpos foram entregues à fúria da multidão enraivecida. Mas os cristãos conseguem recolher e transportar para várias igrejas da Espanha e de Portugal as suas relíquias.
Trezentos anos depois, em 22 de janeiro de 1516, foram canonizados pelo Papa Leão X. Essa canonização teve forte caráter político, pois aconteceu numa época em que a Europa estava ameaçada de sucumbir à invasão dos turcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário