domingo, 6 de novembro de 2011

7 de novembro: Beata Elena Enselmini




Elena  nasceu em Pádua por volta de 1208 da nobre família dos Enselmíni. Quando em 1220 São Francisco de Assis, ao regressar do Oriente, se deteve em Pádua a aí fundou o mosteiro das clarissas Santa Maria de Arcella, uma das primeiras nele recebidas foi Elena, na altura com 13 anos. Foi o próprio Santo quem lhe cortou as tranças e acolheu os votos.
Durante dez anos viveu uma vida de claustral de altíssima perfeição e estrita observância da regra, sendo para as irmãs exemplo de piedade, penitência e amor ao trabalho, até que me 1230 foi acometida por grave doença que a reteve no leito durante 15 meses, atormentada por espasmos incontroláveis e febres altíssimas.
Santo Antônio de Lisboa, estabelecido em Pádua entre 1227 e 1231, ano em que morreu em Arcella, quando chegou a essa cidade como ministro provincial, teve conhecimento da dolorosa situação de Elena, e prontificou-se a servi-lhe de conforto e guia. Logo entre os dois se estabeleceu um estreito nó de santa amizade, com proveito para ambos: Antônio dava à ilustre paciente a ajuda de oportunos conselhos e exortações, e Elena dava ao santo apóstolo o mérito dos seus sofrimentos, participando assim também ela na obra apostólica como missionária de desejo e de amor.
Pouco depois da morte de Santo Antônio, a doença de Elena agravou-se, privando-a da vista e da fala e impedindo-a de tomar qualquer alimento. Nesse estado de incapacidade física passou os três derradeiros meses da vida. Mas como por felicidade não perdera a consciência, podia seguir as leituras da sagrada Escritura e as biografias dos santos, e acompanhar as solenidades litúrgicas. Dessa forma, tudo quanto ouvia e meditava como que se transformava em visão, que a abadessa lhe pedia que transmitisse de alguma forma às irmãs.
Durante os seis primeiros anos de vida religiosa, tudo para ela foi luz e alegria, apesar dos rigores ascéticos. Pelos vinte anos, porém, sobreveio a terrível provação , o período das trevas. Trevas e escuridão até em sentido físico, com incômodos e doenças, mas , mas sobreveio, densas trevas da alma, atormentada por dúvidas e aridez espiritual. Era tentada a julgar que todo seu esforço era inútil, que a salvação lhe seria negada para sempre. No meio de tanta desorientação, valeu-lhe  a bóia da fé robusta e obidiência cega, à qual se agarrou com todas as forças, que a impediu de se afundar. Com essa extraordinária tenacidade e força de vontade conseguiu reconquistar a paz de espírito e a certeza de que a Providência guiava o seu destino por caminhos misteriosos para Deus. Morreu em Pádua, à 4 de novembro de 1242, com 34 anos de idade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário