domingo, 25 de dezembro de 2011

26 de dezembro: Beato Bentivoglio de Bonis

Natural de São Severino das Marcas, Bentivoglio, depois de ouvir uma série de pregações do fervoroso franciscano Paulo de Espoleto, dirigiu-se a Assis, onde o próprio São Francisco o admitiu à Ordem dos Frades Menores.
Ordenado sacerdote, foi um modelo de perfeição cristã, agraciado com o dom dos milagres. O pároco da sua terra natal, Masseu, depois de ter assistido a um dos seus êxtases, resolveu também abandonar o mundo e entrar não ordem franciscana, e o mesmo fizeram seus dois irmãos.
Durante algum tempo Bentivoglio viveu sozinho num convento, para assistir e tratar um leproso. Quando um dia os superiores o mandaram ir para outro convento, distante cerca de 20 quilômetros, para não deixar ao abandono o pobre enfermo, pegou nele e levou-o às costas para a sua nova casa, com admiração e espanto de todos.
Empenhando-se valorosamente na vida de abnegação e penitência, veio a ser um modelo de humildade, obediência e caridade. O seu zelo pela salvação das almas tornava-o incansável no exercício do ministério apostólico, tanto no púlpito como no confessionário: a sua palavra inflamava as almas no amor divino. Uma ocasião, enquanto pregava ao povo, foi vista sobre a sua cabeça uma estrela brilhante, que lhe iluminou todo o corpo. Com tal prodígio quis Deus por certo recompensar o seu trabalho de evangelização.
Bentivoglio sentia sincera compaixão pelos pobres, em que via a imagem de Cristo. Foi também favorecido por Deus com o dom dos milagres. Com freqüência foi visto em êxtase, elevado no ar e rodeado de luz. Esse espetáculo comoveu e converteu muita gente.
Depois duma vida rica em virtudes e boas obras, entregou a alma a Deus no convento de São Severino, sua terra natal, no dia de Natal de 1232. Tinha 44 anos e foi sepultado na igreja do convento, e os fiéis apinharam-se à volta do túmulo para prestarem homenagem a esse humilde frade menor cujos restos Deus glorificou com muitos milagres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário