terça-feira, 20 de dezembro de 2011

19 de dezembro: Beata Maria Catarina Troiani de Santa Rosa


Quando Constança Troiani, que ficara órfã de mãe aos seis anos e meio, transpôs os umbrais dum mosteiro e foi entregue aos cuidados e à educação das religiosas enclaustradas que o dirigiam, ninguém podia imaginar que aquela menina estava destinada por Deus a fundar o primeiro instituto missionário italiano.
Embora a sua família fosse remediada, uma vez que o pai fazia parte do conselho municipal e era organista da paróquia, o falecimento da mãe em 1819 provocou a desagregação familiar e levou ao internamento de Constança no mosteiro de Santa Clara, a fim de aí receber educação e instrução.
A dor provocada pela morte da mãe e pela separação dos seus não tardou a ser superada, e a menina começou a voltar-se cada vez para Deus amabilíssimo que a enchia do seu amor. Não admira, por isso, que aos 16 anos tenha decidido abraçar a vida religiosa com irmã no mosteiro onde já passara 10 anos. A 8 de dezembro de 1829 tomou o hábito de Clarissa e o nome de Sóror Maria Catarina de Santa Rosa de Viterbo, e no ano seguinte emitiu os votos de consagração. A jovem irmã, que já iniciara o caminho para a perfeição religiosa em amoroso serviço, sentiu aos 22 anos um chamamento claro para a vida missionária.
No entanto, só aos 46 anos pôde finalmente concretizá-lo. Foi quando aceitou o convite do Vigário Apostólico do Egito, que era franciscano. Um pequeno grupo de seis irmãs cuja alma era Sóror Maria Catarina, partir a 14 de setembro de 1859 para o Cairo, onde teve início a nova obra de Deus na terra dos Faraós. Esse novo centro foi como um farol a irradiar a luz do testemunho evangélico sobre o pobre bairro árabe onde estava instalado, atraindo vocações inesperadas e vindas de toda a parte.
Com novo pessoal pôde Maria Catarina abrir no Cairo mais duas casas e fundar outras em diversas localidades. A 5 de julho de 1868, por decreto pontifício foi juridicamente aprovado o novo instituto e família religiosa da terceira ordem regular de São Francisco: a madre Troiani passou assim de segunda para terceira ordem franciscana, sem nunca deixar de se sentir fiel e autêntica filha e discípula de São Francisco e de Santa Clara. Fundada a congregação, o zelo de Maria Catarina ultrapassou os limites do Cairo. Abriu 7 casas no Egito, Palestina, Malta e Itália.
A sua piedade, forjada num ambiente semi-claustral, assumiu aspectos pioneiros com algumas devoções inéditas: além das já tradicionais ao Sagrado Coração e às festas marianas, a São José, aos Anjos da Guarda e São Francisco Estigmatizado. Foi apologista da comunhão diária e abriu a sua espiritualidade aos mais vastos horizontes da caridade evangélica, exercida com proveitos repercusões sociais.
Adormeceu no Senhor aos 74 anos de idade no dia 6 de maio de 1887 na primeira casa fundada no Egito, que fora o palco da sua ilimitada caridade e do fecundo trabalho apostólico, e foi chorada por cristãos e muçulmanos.

4 comentários:

  1. Madre Catarina foi uma mulher extraordinaria,nao ficou indiferente ao sofrimento das criancas que eram escravizadas e vendidas em pracas publicas no Egito e isso acontecia tbm em varias partes do mundo incluindo o Brasil que foi o ultimo em abolir a escravidao.Ela comprava essas criancas escravas que ninguem queria porque estavam em mas condicoes,levava pra casa,cuidava,batizava,educava,muitas morriam porque ja haviam sofrido demasiado.Tambem resgatava os recem nascidos abandonados em plena rua por maes prostitutas,muitas vezes as aves de rapina comiam essas criancas,Madre Catarina arrancava da boca dessas aves literalmente esses pobres bebes condenados a uma morte terrivel.Madre Catarina fazia issi e muito mais,merece nosso mais sincero respeitobe admiracao absoluta.Ano que vem sera canonizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exemplo para a humanidade, principalmente aos dias de hoje. Madre Catarina, uma vida de dedicação. Ouça a musica que meu irmão fez, baseado no livro e a pedido de sua tia Irmã Anizia. divulguem e compartilhem!
      https://youtu.be/GdtIUcc9a9M

      Excluir
    2. Um exemplo para a humanidade, principalmente aos dias de hoje. Madre Catarina, uma vida de dedicação. Ouça a musica que meu irmão fez, baseado no livro e a pedido de sua tia Irmã Anizia. divulguem e compartilhem!
      https://youtu.be/GdtIUcc9a9M

      Excluir
  2. Segue video com a música "A Missionária" em homenagem a Madre Catarina. Foi composta baseada no livro, a pedido da Irmã Anisia, pelo seu sobrinho Chico de Paula. Peço que divulguem e compartilhem!
    https://youtu.be/GdtIUcc9a9M
    Peço a vcs mostrarem para as irmãs.
    att.

    Moisés Spinola

    ResponderExcluir