sábado, 11 de agosto de 2012

11 de agosto: Santa Clara de Assis (Este ano é comemorado os 800 anos de consagração desta Santa)


 

HOJE É DIA DE FESTA PARA AS CLARISSAS, FRANCISCANAS E FRANCISCANOS DE TODO MUNDO


Clara Offredúccio nasceu em Assis a 16 de Julho de 1194, filha dum nobre, Favarone de Offredúccio, e de sua esposa Hortulana. Quando Francisco foi informado do desejo da jovem Clara de conhecer melhor a sua vida para poder imitá-lo, o seu coração palpitou de alegria no Senhor. Os colóquios entre ambos levaram-na, dentro de pouco tempo, a fugir da casa paterna e a receber o hábito da penitência das mãos de São Francisco em Santa Maria dos Anjos da Porciúncula. Depois foi viver num conventinho junto da igreja de São Damião, que Francisco restaurara com suas próprias mãos, profetizando, a quem o ajudava, que aquele lugar ainda havia de ser uma espécie de canteiro de perfumadas flores, uma comunidade de “santas senhoras”, que encheriam a Igreja com o aroma das suas virtudes.
Não tardou a reunir-se à volta de Clara um grupo de jovens, entre as quais suas irmãs Inês e Beatriz, e sua própria mãe, Hortulana, de quem a filha passou a ser mãe, mestra e irmã. Nada mais lhes prometia a não ser a riqueza da mais austera pobreza e a alegria de viverem em maior intimidade com Deus. O modelo de vida das “Senhoras pobres” de São Damião passou a ser para toda a Igreja um exemplo de luz e de fé, um sinal claro das realidades celestes que já ali começavam a viver.
Francisco não ocultava sua predileção por Clara, sua espiritual filha primogênita, a sua “plantinha”, inexpugnável baluarte da pobreza evangélica. Quando lhe surgiram dúvidas sobre a orientação a dar a própria vida e à Ordem que fundara, recorreu a Santa Clara, que por inspiração divina lhe deu a resposta: <<O Senhor quer que os Irmãos, vivam não apenas para si mesmos, mas para todos; portanto, a sua vida deve ser ativa, sem deixar de ser contemplativa>>.
O pobrezinho redigiu para as “Senhoras pobres” de São Damião uma regra baseada na mais estreita pobreza. Seguindo o exemplo e as palavras de São Francisco, Clara zelou essa virtude com tanto empenho, que obteve do papa Gregório IX o chamado “privilégio da pobreza”. Clara foi até a morte a “serva” das irmãs, sempre cheia de amabilidade e compreensão para com elas, e de zelo pela disciplina religiosa. Só para si era rigorosa e austera: usava cilício, e dormia no chão até que São Francisco lhe impôs o uso de uma esteira.
Notabilizou-se pelo culto à Eucaristia, a que anda associada uma lenda. Em 1242, os sarracenos atacaram Assis e chegaram a assaltar o convento das clarissas de São Damião. Santa Clara, embora doente, pediu para ajudarem a transportar o ostensório com a hóstia consagrada ao sítio mais alto do mosteiro, e voltando-se para os mulçumanos invasores, fez uma oração, e ouviu-se uma voz do céu a dizer: <<Eu sempre vos hei de proteger e cuidar de vós!>>. Os assaltantes, como fulminados por uma força misteriosa, abandonaram precipitadamente o recinto e deixaram em paz o convento e a cidade.
Santa Clara teve em vida dois grandes momentos de alegria: quando beijou o corpo chagado do Pobrezinho, e quando, do leito onde estava doente, pôde presenciar a celebração da noite de Natal, como se já houvesse televisão... A 11 de agosto de 1253 sorriu pela última vez, ao passar para os braços do Senhor, com 59 anos. Pio XII proclamou-a patrona da televisão.

Um comentário:

  1. Fiquei muito satisfeita em saber um pouco mai sobre a vida desta Santa que tanto admiro. Espero poder passar para meus netos sua história de vida. Grata.

    ResponderExcluir