quinta-feira, 2 de agosto de 2012

2 de agosto: Santa Maria dos Anjos da Porciúncula


Pelo singular amor que consagrava à Bem-aventurada Virgem Maria, Francisco de Assis teve sempre particular cuidado por uma capelinha dedicada a Santa Maria dos Anjos, também chamada da Porciúncula. Foi aí que fundou a I ordem, dos frades menores, e colaborou na fundação da II ordem acolhendo Santa Clara; e aí também recebeu os irmãos e irmãs que de toda parte acorriam para se inscreverem na III ordem da penitência; aí finalmente, completou a carreira da sua vida santa. Foi o berço de toda vida e expansão franciscana.
Para essa capela o santo fundador obteve do papa Honório III a célebre indulgência também chamada do Perdão de Assis, que outros Pontífices posteriores confirmaram e estenderam a numerosas outras igrejas. Por essas gloriosas recordações celebra a ordem franciscana a festa de Santa Maria dos Anjos.
A lenda relativa ao acontecimento diz que uma noite, em fins de julho de 1216, o santo pobrezinho se encontrava nessa capela absorto em oração pelos pecadores. Quando de repente uma brilhante luz iluminou o pequeno recinto e sobre o altar apareceram Jesus e Maria entre um coro de anjos. E o próprio Jesus se dirigiu a Francisco nestes termos: <<Uma vez que tanto tens rezado pelos pecadores, venho propor-te que me peças em favor deles a graça que melhor te pareça>>. Entre lágrimas de felicidades, respondeu Francisco: <<Senhor, eu não passo também dum pobre pecador. Mas mesmo assim te peço, Senhor, que a todos os que vierem visitar esta igreja e se sintam arrependidos e tenham confessado os seus pecados, lhes concedas o perdão de todas as culpas>>. Jesus sorriu, e também Maria. Então Francisco dirigiu-se também a ela, dizendo: <<Senhora, advogada do gênero humano, peço-te que obtenhas do teu divino Filho esta graça>>. A Virgem Maria falou então ao Filho, e este disse a Francisco: <<Irmão Francisco, é realmente grande a graça que pedes, mas és digno dela e doutras ainda maiores. Por isso aceito o teu pedido, com a condição de ires ter com meu Vigário na terra e lhe pedires da minha parte essa indulgência>>. O Sumo Pontífice não teve relutância em secundar os desejos de Jesus, e por três vezes lhe repetiu a concessão. Francisco comunicou a grande indulgência do Perdão à multidão imensa que a 2 de agosto de 1216 se reuniu em Santa Maria dos Anjos, começando por aquelas memoráveis palavras: <<Quero enviar-vos a todos para o céu!>>.
Com frequência o Santo repetia aos irmãos: <<Fazei todo o possível por nunca abandonardes este local. Se vos fizerem sair por uma porta, entrai por outra. Este lugar é verdadeiramente santo. Aqui o Senhor nos fez nascer e crescer, e aqui iluminou os corações dos pobres com a luz da sua divina sabedoria>>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário