sábado, 11 de agosto de 2012

9 de agosto: Beato Vicente de Áquila

 
A terra natal de Vicente fica nos Abruzos, onde ele veio ao mundo por volta de 1435. Com 14 anos ingressou na OFM no convento de São Julião, as vizinhanças de Áquila. Feito o noviciado e decorrido o período de provação até a profissão solene, após os votos perpétuos passou os primeiros anos recolhido numa cabana na mata do próprio convento, donde apenas saía para desempenhar alguma obrigação de que o encarregavam, em especial no trabalho de sapateiro, que fora aliás o seu primeiro modo de vida.
Tão profundamente se aplicava à oração, que frei Marcos de Lisboa refere a respeito dele: <<Vicente permanecia abstraído de tudo e elevado no ar, e o corpo ficava privado do uso dos sentidos, como se estivesse morto>>. Perante uma vida tão exemplar, os superiores resolveram encarregá-lo de ir de porta em porta a pedir esmola. Entre as pessoas que se inspiraram na sua santidade podemos recordar uma menina, que mais tarde veio a ser religiosa augustiniana em Áquila, com o nome de Cristina, e hoje é venerada nos altares com o título de Beata.
Vicente, como modelo religioso, passou por vários conventos, até regressar definitivamente a São Julião de Áquila. Em busca de bons conselhos, relacionaram-se com ele personalidades ilustres, como príncipe de Cápua, a rainha Joana, segunda esposa de Fernando I e irmã do rei da Espanha Fernando o católico. Prognosticou a coroa real para o duque da Calábria, primogênito de Fernando I de Aragão.
Uma doença indefinida que desde havia tempo se vinha a agravar cada vez mais, acabou por impedir de sair da cela. Mas ele tudo suportou com a resignação e serenidade dos santos. Na tarde do dia 7 de agosto de 1504 foi recebido nos braços do Senhor, enquanto era amorosamente assistido pelos confrades. A religiosa a quem ele inspirara na vida de consagração, desde a janela do seu quarto viu nesse instante iluminar-se com grande esplendor o convento o convento de São Julião, e a alma do seu diretor espiritual voar para o céu, acompanhada por uma multidão de anjos. O seu corpo foi sepultado na igreja de São Julião, e ainda hoje se encontra incorrupto, encerrado numa artística urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário