domingo, 5 de agosto de 2012

5 de agosto: Beato Frederico Janssoone


É uma personalidade fora do comum. Em fidelidade ao carisma franciscano, comprometeu-se radicalmente com o evangelho. Totalmente dedicado a Deus e ao próximo, desenvolveu o seu apostolado em três campos: na sua pátria, França; na Custódia de Terra Santa, onde construiu em Belém, sobre a gruta onde Jesus nasceu, a basílica de Santa Catarina; e no Canadá, sua segunda pátria, onde restaurou e difundiu a ordem franciscana. Houve quem o comparasse ao próprio São Francisco pela austeridade da vida, pela pobreza radical, pelo dinamismo apostólico, pelas prodigiosas conversões de pessoas a quem ele atraiu definitivamente para Cristo, pela assiduidade na oração, que o mantinha sempre unido ao Senhor.
São numerosos os seus empreendimentos, projeção da sua vida fé e concretização do seu carisma sacerdotal. Destacam-se entre eles o santuário da Virgem do Rosário de Cap La Madeleine, em Quebeque, centro de adoração perpétua; monumentais estações de Via-sacra por ele eregidas em diversos lugares; a promoção da TOF; a difusão e incremento da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria, a São José, e dum modo especial ao sacramento da Eucaristia com a missa e adoração eucarística.
Era natural da diocese de Lile, na França, e filho duma família de boa situação econômica e sólida formação cristã. Após uma longa e esmerada preparação, recebeu a primeira comunhão aos 14 anos. Foi aluno brilhante nos estudos elementares, preparatórios e secundários.
Sentindo-se vocacionado para o sacerdócio, entrou no seminário, mas após a morte do pai e por desejo da família, regressou a casa para ajudar a resolver dificuldades econômicas. Com esse fim andou durante algum tempo de terra em terra como vendedor ambulante de panos.
Quando, tendo ele 26 anos, lhe morreu também a mãe, ingressou no noviciado dos frades menores de Amiens, comprometendo-se a observar o evangelho e a regra franciscana. Após 6 anos de estudos filosóficos e teológicos, aos 32 anos, foi ordenado sacerdote. Começou por ser capelão militar durante a guerra franco-alemã, e depois foi enviado a Bordéus para ali fundar um novo convento. A seguir foi transferido para Paris, como superintendente nas obras da Terra Santa, cujos santuários estão a cargo dos franciscanos. Em 1876 foi à terra de Jesus, onde permaneceu até 1881, com o cargo de vigário da custódia  franciscana. Finalmente foi enviado para o Canadá, onde se estabeleceu em Trois-Rivières. A 4 de agosto de 1916 recebeu a visita da irmã morte e entregou o espírito nas mãos de Deus, com 78 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário